Ligue 4020.7900

Ligue 4020.7900

Ligue 4020.7900

Alfabetização adaptativa: app instiga autonomia e motivação

Side view of African elementary schoolboy with touchpad sitting by table in living-room and watching online lesson to get information for school

Possivelmente, o processo de alfabetização tenha sido o maior desafio imposto pela pandemia do coronavírus ao ensino a distância. Isso porque, longe da sala de aula e do convívio social, os estímulos coletivos dedicados ao desenvolvimento infantil tornaram-se restritos. Mas, ao mesmo tempo, outros recursos digitais cumpriram a missão e foram capazes de potencializar esse aprendizado. Afinal, a tecnologia é (e sempre será) uma grande aliada da educação. Tanto na necessidade de adaptação às aulas virtuais quanto agora, como propulsora do ensino presencial. Nesse sentido, que tal conhecer mais um app educativo para auxiliar seus alunos no retorno à escola? Além de apoiar a alfabetização de maneira adaptativa, a plataforma também incentiva o envolvimento da família no processo de aprendizagem.

Como estimular a alfabetização infantil com a ajuda do iPad

Com uma abordagem lúdica, o aplicativo Poio, da Kahoot, busca oferecer mais autonomia para os estudantes em processo de alfabetização. Para isso, propõe exercícios fônicos divertidos que cultivam seu senso de curiosidade de maneira imersiva. Assim, por meio de uma história gamificada, inspira o reconhecimento de letras e sons. Além disso, estimula o interesse de ler palavras novas. Dessa forma, pode ser utilizado por crianças dos 3 aos 8 anos. Aliás, o app usa uma tecnologia adaptativa que se ajusta ao nível de conhecimento de cada usuário.

Durante o jogo, a criança ajuda o personagem Poio a desbloquear e coletar palavras usando sons. Desse modo, passa a ter contato repetido com palavras e letras. Porém, a cada passo, o app amplia o desafio para elevar a motivação e a sensação de conquista dos pequenos. Então, ao final do jogo, essas palavras revelam uma história mágica. Assim, ao cumprir sua jornada, a criança percebe que foi capaz de escrever seu próprio livro. Com isso, pode fazer a leitura completa da história, seja um colega, professor ou familiar. Para completar, recebe um diploma personalizado em reconhecimento à conquista de desbloquear os superpoderes de leitura. Inclusive, os pais ou os professores podem imprimi-lo para comemorar esta importante conquista que é a etapa de alfabetização!

Apesar de contar com uma versão gratuita, o app requer uma assinatura que parte de R$ 36,90 para liberar todas as funcionalidades. De qualquer forma, trate-se de um ótimo complemento para turbinar suas aulas com o apoio do iPad.

Quer saber mais sobre tecnologias capazes de adequar o ensino às novas realidades? Então clique aqui e contate agora mesmo um especialista da iPlace Educacional!

Foto: iStock/shironosov

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Veja também: