App aposta na gameficação para turbinar produtividade

habitica_gameficacao

Tendência em franco crescimento nos últimos anos, a gameficação pode ser grande aliada na conquista de objetivos. Afinal, transformando tarefas nem sempre divertidas em desafios com recompensas mensuráveis, o engajamento acaba sendo muito mais fácil. Comum em apps de saúde, criando “competições” contra si mesmo ou entre amigos, a gameficação também se aplica à produtividade. Além disso, pode ser o incentivo necessário para a mudança de hábitos – algo que, sabidamente, requer muito esforço e disciplina. É sobre esses pressupostos que se apoia o Habitica, app que transforma em “jogo” qualquer aspecto da vida. Assim, quem ambiciona atingir metas e se desenvolver profissionalmente encontra nele uma prática (e divertida) ferramenta de motivação.

 

Gameficação para todos

Idealizado com foco no desenvolvimento de hábitos e ganho de produtividade, o Habitica é um app gratuito para iOS. Seu conceito geral é relativamente simples, traduzindo a própria essência da gameficação: encarar a vida real como um jogo. Dessa forma, há recompensas e punições para motivar a busca dos objetivos, explorando ainda os efeitos de uma rede social. Afinal, sabe-se que a “fiscalização” dos amigos – e, evidentemente, a competição com eles –gera impactos sobre a dedicação.

Acompanhar melhor os próprios hábitos e objetivos, mantendo-se atento àquela lista diária de afazeres, é o ponto de partida. Cada tarefa cumprida transforma-se numa recompensa, possibilitando aumentar o nível do seu avatar e desbloquear novos itens. Estes podem ser equipamentos de batalha, mascotes, habilidades e até missões. Ou seja: ao mesmo tempo em que se mantém focado nas tarefas importantes, o usuário diverte-se com o game.

 

Ferramenta de motivação

Os assim chamados “habiticanos” (usuários do Habitica) utilizam-no para melhorar os mais diversos aspectos da vida. Isso abrange desde a criação de pequenos hábitos diários, como usar o fio dental, até a busca de objetivos maiores. No trabalho, a gameficação proposta pelo aplicativo pode servir de motor para tarefas rotineiras – e também para desafios mais complexos. Afinal, é muito simples aplicar sua dinâmica para acompanhar o progresso de qualquer projeto. Altamente personalizável, o Habitica pode ser moldado de acordo com os objetivos e necessidades de cada usuário.

A usabilidade do app é bastante intuitiva. Para começar, você deve inserir hábitos ou metas diárias e uma lista de afazeres, criando então seu avatar. Ao assinalar tarefas como cumpridas, vai-se subindo de nível e desbloqueando itens que mantêm o jogo novo e interessante. O Habitica pode ser usufruído inteiramente de graça, mas também oferece compras avulsas e planos de assinatura para heavy users. Flexível, social e divertido, trata-se de uma ferramenta de motivação que pode auxiliar na conquista de qualquer objetivo.

 

Foto: Habitica/Divulgação

Compartilhe este post

Veja também: