Atitudes e exemplos: marcas que revelam um bom líder

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Muito mais do que ocupar um cargo estratégico, um líder é responsável por conquistar e reter talentos para sua empresa. Ao mesmo tempo, a má gestão está diretamente associada aos altos níveis de estresse e ansiedade entre equipes de trabalho.

Por isso, contar com liderança de alta qualidade significa investir na saúde de sua organização. Para tanto, pode-se observar ou incorporar aquelas que costumam ser as principais características de um bom líder. Como consequência, além de um melhor engajamento, será possível ampliar a produtividade e criatividade para os negócios.

O que os colaboradores esperam de um líder

 

Inspiração e suporte

Um bom líder é inspirador. Ou seja, é capaz de garantir a motivação necessária para evidenciar o melhor de cada funcionário. Para tanto, busque criar e manter uma cultura positiva no ambiente de trabalho. Além disso, dê liberdade para que cada um consiga alcançar seus mais altos níveis de desenvolvimento. Dessa forma, você incentivará os colaboradores a crescer e evoluir.

Integridade

Para além de um discurso motivador, o bom líder faz sua equipe acreditar em seus propósitos. Por isso, seja uma pessoa que inspira confiança e responsabilidade.

Humildade

Grandes líderes buscam oportunidades constantes de ajudar e servir ao outro. Por isso, dê o exemplo no momento de cultivar a colaboração entre os membros de sua equipe.

Empatia

Entre as principais qualidades de um bom gestor está a empatia. Afinal, as pessoas são o principal ativo das organizações. Por isso, sobretudo em ambientes competitivos, colocar-se no lugar do outro é algo que diferencia um grande líder dos demais. Por isso, procure entender quais são as questões que envolvem cada integrante de sua equipe.

Tomada de decisão

Outra característica importante do bom líder de equipes é seu poder de tomar decisões. Para isso, considere opiniões diferentes das suas, aceite feedbacks honestos e mantenha o foco no que será melhor para todos.

Bom humor

Não é preciso ser um piadista para manter um clima positivo no dia a dia. Na verdade, um bom líder é aquele que sabe dosar seriedade e leveza no ambiente de trabalho. Afinal, é importante saber acalmar um colaborador, especialmente diante de situações mais tensas.

Admiração

Bons gestores demonstram admiração por seus funcionários, fazendo com que se sintam valorizados. Dessa forma, os colaboradores são motivados a ir além para alcançar resultados de sucesso.

Foto: iStock/bernardbodo

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