Como gerir o marketing da empresa em tempos de crise

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Quando a economia entra em crise, como foi o caso em 2020, gestores de negócios logo pensam em cortar gastos. Assim, um dos primeiros setores a serem afetados normalmente é o de marketing. Afinal, em muitas empresas, o orçamento com essa rubrica ainda é visto como algo supérfluo, não essencial.

Entretanto, esse pensamento se mostra pouco estratégico. Isso porque é justamente o marketing que pode ajudar os negócios a sobreviver à fase difícil. Ou até mesmo a aumentar as vendas e expandir os lucros durante a crise. Para tanto, porém, é necessário adequar o planejamento à realidade corrente. Assim, hoje a iPlace Corporativo traz algumas sugestões de estratégias de gestão que podem ajudar os negócios em períodos de recessão. Confira.

 

Marketing: 3 ideias para os tempos de crise

1.     Lançamento de novos produtos

Colocar novos produtos à venda é sempre um processo arriscado, mesmo quando a economia vai bem. No entanto, se engana quem pensa que tal estratégia deva ser completamente abandonada durante uma recessão. Afinal, a crise pode ser também uma boa oportunidade de negócios. Assim, há três caminhos a serem seguidos.

O primeiro é lançar produtos pensados para resolver problemas criados pela própria crise. Por isso, esse processo de adaptação precisa ser rápido. Logo, é mais adequado para produtos digitais, como os aplicativos. O segundo caminho é planejar, junto ao setor de marketing, a disponibilização de um produto já em desenvolvimento. Nesse caso, tal lançamento deve ser feito na fase da crise em que as pessoas estejam recuperando poder de compra. Já o terceiro caminho é usar o período para desenvolver um novo produto a ser lançado quando a crise estiver superada.

2.     Descontos e promoções

Muitas empresas, ao perceberem queda nas vendas, cedem ao instinto de elevar os preços para compensar as perdas. No entanto, essa estratégia tende a ser uma péssima ideia. Isso porque, num contexto de crise, é muito improvável que seus clientes aceitem pagar mais caro pelos mesmos produtos. Logo, sempre que possível, o ideal é conseguir segurar os preços ou, se houver margem, até realizar promoções e ofertas. Dessa forma, sua empresa mantém nível semelhantes de faturamento e pode até mesmo conquistar novos clientes.

3.     Marketing com empatia

Nos tempos de crise, a comunicação da empresa com o público também deve ser adaptada. Afinal, grandes fatos – como a pandemia de covid-19 – não podem ser simplesmente ignorados nos pontos de contato com o consumidor. Assim, a recomendação é trabalhar os conteúdo para redes sociais e mídia tradicional com uma abordagem mais empática. Solidarize-se com seu público e mostre as iniciativas que sua empresa encabeça para amenizar os efeitos da crise na sociedade. Esse tipo de marketing é menos agressivo, pouco focado na conversão em vendas diretamente, mas valoriza a imagem da marca. Dessa forma, fideliza clientes e atrai novos consumidores, mesmo sem anunciar a venda de um produto específico.

 

Outras formas de se adequar à crise

Além da revisão das estratégias de marketing, claro que os momentos de dificuldade pedem cortes de gastos. No entanto, isso não significa que a empresa necessariamente precise reduzir pessoal, com impacto na produtividade. Aliás, pelo contrário: há formas de otimizar as finanças e ainda ganhar mais eficiência.

Estamos falando, por exemplo, da renovação do parque de dispositivos da empresa. Aliás, a migração para o ecossistema Apple é, comprovadamente, uma excelente opção para a saúde financeira da companhia. Afinal, segundo estudos, o uso do Mac, em vez de PCs com Windows, gera economia para as organizações. Isso porque o computador da Apple não exige despesas adicionais com software e demanda muito menos suporte e manutenção. Assim, a médio e longo prazo, se mostra muito mais econômico. Além disso, o Mac oferece desempenho muito superior aos dispositivos de marcas concorrentes na execução de qualquer aplicativo ou tarefa.

Ou seja: adotando o ecossistema Apple, sua empresa reduz custos e ganha produtividade em todas as frentes. Incluindo, claro, o setor de marketing.

 

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Foto: iStock/SARINYAPINNGAM

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