Como usar o endomarketing para motivar colaboradores

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Endomarketing – ou marketing interno – é uma estratégia institucional focada na equipe de colaboradores de uma organização. Em outras palavras, é um método utilizado para desenvolver a imagem da empresa e trabalhar sua percepção junto aos funcionários. Afinal, o colaborador é o primeiro cliente da empresa.

Logo, é a partir dele que se consegue alcançar a qualidade necessária para atrair o consumidor externo. Sendo assim, investir em motivação, performance, engajamento e retenção do quadro de funcionários é primordial para o sucesso dos negócios.

Indubitavelmente, o endomarketing é capaz de contribuir com todas essas questões. Diante disso, ele ainda consegue promover reflexos positivos tanto nos resultados da empresa, quanto na satisfação dos clientes. Por isso, torna-se tão importante planejar o endomarketing de maneira estratégica e, principalmente, focada na valorização de sua equipe.

 

A importância de fomentar uma cultura de entusiasmo

Funcionários desmotivados com o trabalho não produzem, não satisfazem as vontades do consumidor e não vestem a camisa da empresa. Dessa forma, quando muito, eles apenas cumprem suas tarefas diárias de maneira limitada e não produzem o suficiente. Enquanto isso, o endomarketing ajuda a promover uma visão compartilhada sobre o negócio entre todos os funcionários.

Ou seja, faz com que eles estejam próximos de questões como gestão, metas, resultados, produtos, serviços e mercados de atuação. Aliás, esta é a função primordial do endomarketing: estreitar o relacionamento da empresa com seus colaboradores.

Logo, sua missão é motivar a equipe para que se sinta parte da empresa e atue como propulsora do sucesso. Porém, nem sempre é fácil conseguir demonstrar ao público interno sua real importância para o negócio. Mesmo assim, independentemente do ramo ou tamanho de sua organização, a resposta é bastante simples. Invista em estímulos e benefícios que possam ir além daqueles que já são obrigatórios por lei. Dessa forma, será possível valorizar ainda mais seu quadro de profissionais.

 

A semântica do endomarketing

 

1- Reconhecimento como necessidade psicológica

Conforme pesquisa da Gallup, colaboradores que sabem que serão reconhecidos por desempenho sentem-se mais motivados a realizar um bom trabalho.

2- Falta de valorização profissional como motivação para pedidos de demissão

Em outro relatório, a Gallup também aponta que 65% dos colaboradores deixam seus empregos por falta de reconhecimento profissional.

3- Campanhas de premiação como oportunidade de engajamento

Na América Latina, o reconhecimento é o segundo colocado numa pesquisa da Aon sobre a motivação para gerar maior engajamento entre os funcionários. Em primeiro lugar estão as oportunidades da carreira. Em outro estudo, exaltações e elogios dos gerentes foram eleitos como maiores motivadores não financeiros para melhorar a performance dos colaboradores.

4- Endomarketing como reforço da cultura corporativa

Conforme pesquisa da SHRM/Globoforce, campanhas de premiação ajudam a criar um ambiente de trabalho mais humano. Além disso, demonstram uma forte cultura corporativa.

 

Ferramentas de aplicação

Entre as principais ferramentas de endomarketing está a comunicação interna. Por meio dela é possível manter um clima positivo, propício ao cumprimento das metas e estratégias da organização. Logo, instituir o acesso frequente a boletins informativos sobre assuntos empresariais é uma das maneiras de motivar e engajar colaboradores. Isso pode ser feito a partir de um quadro em áreas de circulação ou com envio de e-mails, por exemplo. Nesse aspecto, o fundamental é estabelecer a confiança entre emissores e receptores.

Realizar avaliações periódicas de desempenho é mais uma maneira de estabelecer um contato mais próximo com cada funcionário. Dessa forma é possível acompanhar seu desenvolvimento e reforçar quais são os resultados esperados de sua atuação. Logo, esse processo é útil para discutir os desafios, corrigir os rumos e destacar as conquistas. Além disso, inspira o profissional a pensar em sua própria autoavaliação.

A partir daí, deve-se definir quais serão os objetivos do endomarketing e traçar um planejamento de ação. Como suas estratégias deverão ser colocadas em prática, em qual prazo e como elas serão mensuradas no final? Assim, será mais fácil perceber os resultados do trabalho e reconhecer os profissionais que mais tiveram envolvimento com este desfecho. Vale destacar que tudo isso deve ser definido e documentado por meio da comunicação interna para que todos possam acompanhar.

Para coroar a motivação de sua equipe, invista em processos de feedback e reconhecimento. Afinal, estabelecer uma política de bonificação baseada no desempenho estimula o senso de meritocracia e ainda favorece a competitividade sadia.

Ao mesmo tempo, estabelece uma forma de gamificação no ambiente de trabalho, uma tendência explorada em diversas áreas. Sendo assim, ao final do processo, é possível destacar os bons exemplos mantidos pela equipe e ainda premiá-los com recompensas que simbolizem o valor do seu trabalho.

 

Dicas de premiação para fim de ano

Depois de todo o planejamento da gestão e do empenho da equipe, os bons resultados precisam ser destacados com propriedade. Para isso, a iPlace oferece as melhores opções de validação do sucesso nos negócios. Seja na linha de áudio, em produtos Apple e até mesmo acessórios premium, como mochila, sleeve e carregadores sem fio. Aliás, dentro dessas opções, será possível tanto valorizar o funcionário quanto inspirá-lo na busca de mais qualidade e produtividade.

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Foto: iStock/fizkes

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