Desabafar é preciso: como ter sucesso nesse tipo de feedback

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Enfrentar uma rotina intensa de trabalho sem motivação não é produtivo nem saudável para você – tampouco para sua carreira. Por isso, saber como desabafar é essencial para aliviar tensões e recuperar o bom humor para desenvolver suas atividades. Aliás, é essencial entender que reclamar e desabafar são atitudes bem diferentes – e que mudam radicalmente a mensagem do feedback. Tecnicamente, reclamar refere-se à atitude crônica de colocar a culpa das próprias emoções em fatores externos. Enquanto isso, desabafar consiste em expressar seus sentimentos com o intuito de liberar emoções e amenizar frustrações. Logo, esta é a alternativa mais recomendada, sobretudo para quem tende a guardar tudo para si. Então veja a seguir algumas dicas de como desabafar de modo coerente e responsável, sem comprometer sua reputação.

 

Como desabafar na hora do feedback

Ter dias bons e outros nem tanto é algo normal e faz parte de qualquer rotina corporativa. Porém, o que não deve ser considerado comum é ter colegas de trabalho esperneando ou constantemente reclamando de suas funções. Aliás, as atitudes e os exemplos são marcas que revelam muito sobre cada perfil profissional. Diante disso, veja algumas dicas de como desabafar sem deteriorar suas relações nem minar o ambiente de trabalho:

 

1.     Escolha as pessoas e as palavras

Antes de tudo, saiba em quem você pode confiar para lidar com suas emoções e com as informações que irá compartilhar. Afinal, a proposta de desabafar é justamente achar uma solução para determinada situação sem comprometer qualquer parte do trabalho. Logo, trocar ideias com seus superiores, profissionais de Recursos Humanos ou colegas mais antigos é o mais recomendado. Portanto, escolha bem as palavras e procure se manter na seara do desabafo – não enveredando para uma reclamação. Ou seja: demonstre que você quer dividir seus anseios e preocupações com o propósito de contribuir com ações mais positivas.

 

2.     Escreva

Nem sempre a pessoa mais indicada para ouvir sobre seus apontamentos estará disponível em todos os momentos. Seja ela o seu superior imediato, um profissional de Recursos Humanos ou mesmo um colega confiável de longa data. Então, expressar por escrito o que você está sentindo é uma ótima maneira de desabafar sozinho. Para isso, você pode documentar suas emoções, usando tanto papel e caneta quanto um recurso digital. Dessa forma, será possível reduzir o estresse e o trauma emocional, além de equilibrar seus sentimentos no trabalho. Isso porque, ao converter seus pensamentos em frases, você também pode dar vasão a sentimentos reprimidos. Assim, permita-se interromper suas atividades por alguns instantes e escreva até sentir sua tensão se dissipar. Aliás, você pode usar o app Notas no iPhone para fazer esses apontamentos, inclusive usando comandos de voz da Siri. Porém, ao falar em voz alta, prefira um local mais reservado para não comprometer sua privacidade.

 

3.     Mude de ambiente por alguns instantes

Tanto em atuação remota quanto presencial, tirar um tempo longe de sua mesa de trabalho pode ser providencial. Afinal, ao mudar de ambiente você consegue reduzir a pressão e se distrair de forma mais positiva. Além disso, as pausas em suas atividades contribuem muito para ampliar a produtividade. Então, caso tenha acesso a um jardim ou possa caminhar num ambiente aberto, aproveite o ar puro para renovar seus pensamentos. Aliás, você pode convidar um(a) colega mais próximo para compartilhar esse intervalo e aproveitar para expor “por alto” sua situação. Se estiver em casa e sem companhia, também é válido apostar numa chamada por vídeo. Assim você consegue ainda cultivar bons vínculos com integrantes de sua equipe. Além disso, a conversa por vídeo elimina o risco de enviar mensagens e e-mails por engano para pessoas erradas.

 

4.     Adote reuniões de feedback

Caso sua empresa ainda não tenha essa prática, sugira aos líderes de equipes a realização de reuniões de feedback. Inclusive, mais do que saber como desabafar no trabalho, é fundamental ajudar a fomentar uma cultura de entusiasmo. Afinal, profissionais motivados e engajados são os principais propulsores do sucesso de seus negócios.

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Foto: iStock/monkeybusinessimages

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