Dicas para encantar a plateia em suas apresentações online

dicas-apresentacoes-online

Em tempos de pandemia e isolamento social, o home office tem se tornado regra em muitos ramos de atividade. Praticamente tudo que antes era realizado em escritórios, por exemplo, agora migrou para as casas de gestores e colaboradores. Dessa forma, assim como as tarefas do dia a dia, reuniões e apresentações de projetos também estão sendo feitas online. Porém, nessas horas, continua valendo a lógica dos encontros presenciais: quem fala precisa saber cativar seu público. Pensando nisso, a iPlace Corporativo traz aqui uma série de dicas para ajudar em suas videoconferências. Confira o material que preparamos!

 

4 dicas para dominar as apresentações online

 

  1. Prepare o ambiente

Antes de participar de uma videochamada de trabalho, é importante assegurar alguns preparativos. Para isso, escolha um lugar da sua casa para ser o cenário da apresentação. O ideal é que o espaço seja iluminado e silencioso – se for bem decorado, melhor ainda. De qualquer forma, vale dar uma atenção ao ambiente para torná-lo mais agradável ao olhar. Porém, não exagere nos enfeites, sob pena de causar distrações. Afinal, o centro das atenções precisa ser o seu conteúdo.

 

  1. Tenha cuidado com a postura

Como estamos em casa durante as videoconferências, é comum nos sentirmos mais relaxados. Porém, isso não deve significar desleixo com a aparência nem com a postura. Vista-se de forma casual, mas profissional, para suas apresentações. Na hora da chamada por vídeo, cuide para não se curvar sobre o dispositivo que estiver usando. O ideal é manter a câmera sempre na altura dos seus olhos para transmitir profissionalismo, segurança e energia. Logo, prepare com antecedência um apoio ou suporte para seu dispositivo.

 

  1. Fale com clareza

Nas reuniões online, haverá o momento de você expor suas ideias para os demais participantes da conferência. Essa é a sua hora de contribuir e, quem sabe, até impressionar os colegas. Logo, sua fala precisa ser clara e inclusive enérgica, na medida certa. Procure pronunciar bem as palavras, sem atropelos, e em um tom de voz ligeiramente mais alto que o habitual. Nas apresentações, evite gírias e termos muito informais. Faça também um esforço para controlar os vícios de linguagem, como o famoso “né?” ao fim das frases.

 

  1. Conheça (e adapte-se ao) seu público

Essa dica vale especialmente para gestores e líderes de equipes que fazem muitas apresentações para grupos diferentes. Antes de cada conferência, pense em formas de adaptar seu discurso àquele público específico. Assim, será mais fácil cativar e motivar sua audiência. Da mesma forma, em reuniões de equipes enxutas, procure estimular a interatividade. Faça perguntas, demostre interesse pela opinião dos participantes. Isso o ajudará a ganhar – e manter – a atenção do público.

 

Foto: iStock/Prostock-Studio

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Veja também: