Gestão: 5 lições de Jack Welch, icônico CEO da General Electric

gestao

Líder da General Electric por 20 anos (1981-2001), Jack Welch foi provavelmente o mais bem sucedido CEO do século XX. Afinal, durante sua gestão, o valor de mercado da GE passou de US$ 14 bilhões a incríveis US$ 400 bilhões.

As ações da companhia, por sua vez, valorizaram-se mais de 4.000%. Tais números traduzem a inteligência e visão de mercado de Welch. Não à toa, seus livros são estudados até hoje, oferecendo dicas preciosas para negócios de todos os tamanhos.

Confira, abaixo, cinco lições de gestão de Jack Welch que certamente podem ajudar a alavancar o desempenho de sua empresa.

 

  1. Reproduza as melhores práticas

Welch era um homem modesto e não tinha vergonha de admitir que não possuía respostas para tudo. Assim, pregava que essa atitude fosse levada também para a gestão de negócios. Ou seja, não é necessário que uma empresa consiga elaborar suas próprias soluções para todos os problemas. Especialmente quando é possível aprender com as melhores práticas já disponíveis no mercado, incluindo as dos concorrentes.

Portanto, antes de criar suas estratégias, estude como outras empresas estão lidando com o mesmo problema. Então, procure adaptar as ações para o seu negócio.

 

  1. Crie uma empresa sem fronteiras

Crítico ferrenho da burocracia, Jack Welch defendia que o ambiente empresarial deve ser livre e descomplicado. Para ele, qualquer prática que obstruísse o fluxo de ideias e aprendizados deveria ser eliminada. Dessa forma, o executivo recomendava que fossem derrubadas as “quatro fronteiras” mais comuns nas empresas. São elas: vertical (entre chefes e subordinados), horizontal (entre funções), externa (entre empresa e clientes) e geográfica (entre localidades).

Assim, procure perceber como a automatização de processos e novas tecnologias de comunicação podem diminuir a burocracia na sua empresa.

 

  1. Faça uma gestão menos hierarquizada

Ao defender a queda das “fronteiras” dentro da General Electric, Welch automaticamente declarou guerra à hierarquia excessiva. Segundo ele, a subdivisão de cargos de supervisão e chefia é um convite à ineficiência e à baixa produtividade.

O caminho, portanto, seria manter uma estrutura organizacional enxuta, com no máximo cinco níveis hierárquicos. Esse modelo dá autonomia aos indivíduos, gerando mais confiança e satisfação com o trabalho. Além disso, cultiva a colaboração entre os membros da equipe e aproxima funcionários de seus líderes.

 

  1. Abra sua empresa à transformação digital

A gestão de Jack Welch à frente da General Electric foi anterior à realidade de indústria 4.0 que vivemos. Porém, isso não impediu o executivo de perceber os impactos trazidos pela tecnologia digital. Em 1998, quando a internet comercial ainda era incipiente, a GE já a adotava como ferramenta para digitalizar seus processos. Segundo Welch, caso a companhia não se adaptasse, corria o risco de ser “jogada para fora de seu próprio mercado”. E esse alerta é ainda mais pertinente hoje, com a tecnologia em rápida e constante evolução.

Portanto, esteja sempre atento a como sua empresa pode incorporar a transformação digital e suas mais recentes inovações. O importante é não ficar para trás.

 

  1. Mantenha o foco nos negócios

Quando Welch assumiu a posição de CEO da General Electric, a companhia possuía 350 ramos diferentes de atuação. Muitos deles com fraco desempenho. Assim, ao longo de sua gestão, o administrador procurou trocar quantidade por qualidade. Segundo ele, grandes empresas devem se dedicar somente às áreas onde conseguem ser líderes ou vice-líderes de mercado. Se não puderem ser consertados, os negócios nos demais ramos devem ser vendidos ou fechados. Assim, a dica é sempre manter o foco nas atividades em que sua empresa é realmente boa.

 

Que tal adotar algumas – ou todas – as dicas de gestão de Jack Welch em seu negócio? As lições do celebrado CEO com certeza podem ajudar sua empresa a ganhar produtividade, qualidade e protagonismo no mercado. Aliás, na hora de escolher as melhores tecnologias para turbinar seus resultados, conte com a iPlace Corporativo! Contate hoje mesmo nossos especialistas e descubra tudo que a transformação digital pode fazer por sua organização!

 

Foto: iStock/BrianAJackson

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Veja também: