Home office: domine os recursos de produtividade do seu Mac

The hand of a young woman working at remote work

Ficar em casa é a principal recomendação para prevenir e conter a propagação do novo coronavírus no Brasil. Diante disso, governos e instituições estão cancelando eventos, suspendendo aulas e apostando no trabalho remoto. Contudo, além de alterar a rotina, cenários de incerteza e preocupação com a saúde podem comprometer a produtividade. Logo, assim como em qualquer crise, o papel dos gestores torna-se desafiador. Afinal, além de proteger as pessoas, é necessário manter os processos funcionando tão bem quanto possível. Nesse contexto, o ecossistema Apple oferece os melhores recursos para promover o alto rendimento – inclusive no home office. Isso porque disponibiliza uma solução capaz de simplificar processos, facilitar a comunicação e garantir total segurança e proteção de dados.

Dito isso, evidencia-se que oferecer a melhor estrutura tecnológica aos funcionários é a primeira forma de investir em produtividade. Do mesmo modo, permite adotar estratégias para engajar as equipes e administrar melhor o tempo no home office. Portanto, confira a seguir algumas dicas que podem ser úteis a escolas, empresas e famílias neste momento de resguardo. Todas são nativas do sistema ou podem ser baixadas gratuitamente para seu Mac, iPhone ou iPad.

 

Ferramentas para colaboração e produtividade no home office

Entre tantas implicações do coronavírus, uma das maiores preocupações da sociedade é com o ano letivo das instituições de ensino. Afinal, com aulas suspensas, as famílias precisam envolver os alunos em outras atividades em casa. Por sua vez, as escolas precisam refazer seu planejamento para que os estudantes não percam nenhum conteúdo previsto inicialmente. Nesse aspecto, o ecossistema Apple é o melhor aliado da educação. Aliás, independentemente da área de atuação, a plataforma oferece ferramentas ideais para turbinar o rendimento no home office. Veja:

iWork: Pages, Numbers e Keynote

Para trabalhar em tempo real, nada melhor do que a poderosa suíte de produtividade iWork, nativa do macOS. Com ela, os colaboradores têm sempre à mão todas as ferramentas necessárias para o dia a dia profissional. Assim, podem utilizar os aplicativos Pages, Numbers e Keynote para elaborar documentos de texto, planilhas e apresentações. Tudo isso sem a necessidade de pagar assinatura nem licença de uso. Afinal, o iWork é fornecido gratuitamente com cada Mac – e está disponível igualmente sem custos para iPhone e iPad.

Além disso, com a versão para iCloud, a suíte da Apple facilita a colaboração online a partir de qualquer dispositivo. Assim, os times podem trabalhar em conjunto, mesmo à distância, a partir de um Mac, iPad, iPhone ou mesmo PC. Para completar, o iWork abre sem problemas todos os formatos de arquivo mais populares, incluindo aqueles criados no pacote Office.

FaceTime em Grupo

Com a recomendação de evitar o contato presencial, a melhor solução para reuniões e troca de ideias é o FaceTime. Com ele, é possível chamar todo mundo para uma reunião mesmo que não haja sala. Sobretudo porque o app permite fazer ligações para até 32 pessoas simultaneamente. Para tanto, basta que os envolvidos tenham um dispositivo iOS ou MacOS com o FaceTime e uma conexão à internet. Dessa forma, é possível falar em tempo real com sua equipe de trabalho ou família a partir de qualquer lugar.

Compartilhamento de tela

Ao conversar com alguém no Mensagens, é possível compartilhar sua tela ou ver a tela compartilhada de alguém. Logo, é uma boa maneira de trabalhar em conjunto num projeto à distância. Da mesma forma, é um recurso excelente para ajudar um amigo ou familiar a encontrar algo no Mac dele. Isso porque, ao compartilhar sua tela com alguém, você pode, se assim desejar, permitir que o interlocutor controle seu dispositivo. Contudo, essa opção dá acesso total ao seu Mac. Assim, utilize o recurso apenas com pessoas em que você confia. Afinal, elas poderão abrir apps, gerenciar documentos, copiar arquivos do seu dispositivo para o delas e assim por diante. Acesse este link para aprender a ativar e desativar este recurso.

AirPlay

Com o AirPlay é fácil compartilhar o conteúdo dos seus dispositivos Apple para a Apple TV, caixas de som e as principais smart TVs. Assim, é possível ampliar seu campo de visão para acompanhar vídeos, fotos, músicas e muito mais. Além disso, tudo que você compartilha é sempre pessoal e confidencial.

Produtividade e Continuidade no ecossistema

Por falar em compartilhamento, o recurso Continuidade foi desenvolvido pela Apple para facilitar as atividades corporativas. Assim, com ele você conecta o Mac, iPhone, iPad, iPod touch e Apple Watch de forma ágil, simples e prática. Consequentemente, pode alternar facilmente entre os dispositivos para seguir trabalhando do exato ponto em que parou. Tudo isso por meio de funcionalidades como Handoff e Área de Transferência Universal.

Além disso, com o Sidecar, você usa o iPad como segunda tela para ampliar ou espelhar a mesa do Mac. Assim, consegue copiar e colar arquivos entre dispositivos, trabalhar num app e usar outro como referência e muito mais. Como se não bastasse, todos esses são recursos nativos embarcados nos dispositivos. Ou seja: sem nenhum custo adicional.

Em tempos de resguardo, conte com a versatilidade e o desempenho incomparável dos seus dispositivos Apple para manter a produtividade. Ah! E aproveite esta coleção de aplicativos para trabalho remoto disponível na App Store!

Foto: iStock/west

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Veja também: