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iPad: coletando e guardando os dispositivos para o próximo ano

Close up of a male hand touching a digital tablet

Mesmo com o encerramento das aulas, ainda há trabalho para equipes pedagógicas e diretivas nas escolas. Isso porque o final de ano é um período de fechamentos, avaliações e planejamento para o próximo ano letivo. Também por isso, muitas instituições de ensino aproveitam o momento de férias dos estudantes para reorganizar equipamentos e materiais. Nesse sentido, é importante definir com antecedência se os estudantes devem ou não levar o iPad para casa.

Inclusive, várias organizações coletam dispositivos dos usuários no final do ano letivo ou quando os alunos se formam. Afinal, assim como na implementação do iPad, é recomendável desenvolver um plano uniforme de coleta. Sobretudo para se certificar de que eles estejam prontos para o próximo ano letivo. Então, para aprender a otimizar esse procedimento, acompanhe as dicas de hoje da iPlace! Depois é só testar esse processo com um pequeno grupo-piloto de usuários e analisar como ele funciona na sua escola.

Checklist do iPad e dos equipamentos da sala de aula

Antes de tudo, elabore um checklist de fim de ano para facilitar os processos e padronizar os procedimentos. Dessa forma, será mais simples pensar em todas as situações e elementos diferentes que devem ser considerados na escola. Depois, avalie os componentes necessários para a coleta e o armazenamento de dispositivos. Afinal, o processo pode variar conforme o retorno dos usuários para o ano letivo seguinte.

Passo 1

Em primeiro lugar, determine a data final em que os alunos vão usar os dispositivos. Depois, instrua os professores a examinar cada iPad das suas salas de aula. Com isso é possível garantir que as próximas etapas do planejamento sejam concluídas com sucesso. Para tanto, forneça o checklist para ajudá-los a documentar o resultado.

Passo 2

Outro passo importante é confirmar se os alunos fizeram o backup de seus arquivos e materiais para o iCloud.  Inclusive, o MDM pode consultar a data do backup mais recente e indicar quais dispositivos não fizeram um backup recentemente. Em seguida, peça aos professores que se certifiquem de que o Bloqueio de Ativação acionado pelo usuário esteja desativado. Sobretudo se os dispositivos não voltarão a ser usados pelo mesmo usuário no ano letivo seguinte.

Mesmo que o MDM possa remover remotamente o Bloqueio de Ativação, pode ser mais fácil garantir sua desativação como parte do processo de coleta realizado pelos professores. No caso de dispositivos que fazem parte do Apple School Manager, o MDM pode usar o recurso Bloqueio de Ativação do MDM para coletar as chaves reserva. Dessa forma, é possível armazenar com segurança os dispositivos com o Bloqueio de Ativação do MDM.

Passo 3

Sempre que um aluno não for mais retornar para a escola, a dica é realizar o apagamento de dispositivo. Assim, antes da coleta, o usuário deve apagar seu dispositivo e desativar o Bloqueio de Ativação. Enquanto isso, os usuários que retornarão e usarão o mesmo iPad não devem apagar seus dispositivos. Pois isso implicaria na restauração dos dados do usuário do iCloud, o que pode levar tempo. Se você planeja que os usuários voltem a usar o mesmo dispositivo, certifique-se de que o MDM tenha uma chave reserva válida do código de bloqueio. Assim, caso um usuário esqueça a senha durante as férias, não haverá maiores dificuldades em recuperá-la.

Passo 4

Além do iPad, outro cuidado importante que se deve ter é com os acessórios. Por isso, peça aos professores que coletem tudo com os alunos. Tanto capa, case, teclado quanto Apple Pencil, por exemplo. Ao mesmo tempo, eles devem verificar se todos os acessórios estão funcionando corretamente.

Passo 5

Depois de reunir dispositivos e acessórios, chega o momento de realizar a inspeção dos equipamentos. Logo, os professores devem inspecionar cada iPad em busca de cantos danificados ou rachaduras. Além disso, é importante observar que não estão amassados ou deformados. Assim como confirmar que os dispositivos podem ser ligados.

Outro detalhe importante é verificar a funcionalidade correta da tela sensível ao toque e do botão de Início. Depois, basta limpar cada iPad com o pano apropriado. Para obter mais informações, consulte o artigo de Suporte da Apple Como limpar os produtos Apple.

Passo 6

Por fim, lembre-se de verificar questões como áudio e bateria. Para isso, os professores devem observar se a entrada de fones de ouvido não está obstruída. Assim como verificar se o controle de volume e o áudio funcionam. Antes de desligar e armazenar o iPad é importante confirmar se a carga da bateria está entre 40% e 70%.

Passo 7

Se os dispositivos forem armazenados em carrinhos, faça o inventário e inspecione cada carrinho e equipamento em busca de danos. Além disso, determine se todos os equipamentos, cabos e controles remotos foram localizados. Em seguida, verifique se todas as portas de carregamento do carrinho estão funcionando. Após, basta etiquetar os carrinhos para devolução ao professor ou sala adequados. Aliás, são as etiquetas que determinam a data na qual o equipamento da sala de aula será coletado novamente. Ao mesmo tempo, os professores devem determinar um local seguro para armazenar os equipamentos.

Armazenamento

Ao armazenar dispositivos por um período prolongado, dois fatores podem afetar a vida útil da bateria. São eles: a temperatura do ambiente e a porcentagem de carga da bateria quando o dispositivo for desligado para ser armazenado. Para saber como armazenar dispositivos e otimizar a vida útil da bateria, consulte Como aumentar a duração e a vida útil da bateria. Então, peça a um professor ou a alguém indicado por ele que:

  • Desconecte o carrinho da tomada;
  • Confirme se cada iPad está desligado;
  • Coloque todos os dispositivos iPad no carrinho. Não ligue o carrinho à alimentação novamente;
  • Tranque todos os carrinhos e defina uma nova combinação da trava para o armazenamento durante as férias;
  • Documente os códigos de bloqueio e armazene toda a documentação;
  • Coloque os carrinhos em uma área segura, de preferência sem janelas;
  • Determine o que será feito com os dispositivos iPad danificados ou quebrados. Quais fundos serão usados para o reparo? Quem será responsável pela realização dos reparos? Quem está designado para trabalhar com o AppleCare?

Estratégia de apps e atualizações do OS

  • Certifique-se de consultar os outros membros da equipe ao gerenciar uma estratégia futura de apps e qualquer atualização do OS.
  • Trabalhe com a equipe curricular para desenvolver uma lista mestre dos apps atuais e determinar se todos são necessários;
  • Debata a necessidade das licenças de software atuais e determine se devem ser renovadas. Ou se outros apps educacionais podem ser usados em seu lugar;
  • Determine as metas educacionais e alinhe-as aos apps educacionais;
  • Peça aos professores sugestões de apps para serem usados no próximo ano letivo. Inclusive, pode ser interessante usar uma planilha do Numbers no iCloud para registrar o feedback;
  • Determine a lista final de apps a serem instalados nos dispositivos iPad no próximo ano letivo;
  • Certifique-se de que o sistema operacional e todos os apps tenham sido atualizados para a versão mais recente antes da coleta. Assim, é possível evitar ter que atualizar os dispositivos ao reimplantá-los. Aliás, o MDM pode consultar a versão do sistema operacional de cada dispositivo. Assim como indicar quais precisam ser atualizados e atualizá-los através de uma conexão sem fio. Enquanto isso, o cache associado pode ser uma solução mais adequada para atualizar um grande número de dispositivos num único local de ensino. Para obter mais informações, consulte a tarefa “Compartilhe conteúdo armazenado em cache” em Configure o cache de conteúdo no Mac no Manual do Usuário do macOS.

Projeto escolar

Se a escola implantou o app Projeto Escolar para atribuir tarefas e ver o progresso dos alunos, siga estes passos. Principalmente para que eles continuem tendo acesso ao trabalho que gostariam de manter:

Alunos podem salvar uma cópia do seu trabalho

Os alunos criam trabalhos importantes durante o ano, que compartilham com os professores no Projeto Escolar. Depois que o professor apagar os arquivos no iCloud Drive, os alunos não terão mais acesso. Porém, os alunos podem fazer uma cópia de todos os arquivos que quiserem guardar, incluindo trabalhos que enviaram. Também é possível salvar uma cópia de uma pasta inteira de classe dentro da sua pasta Projeto Escolar no iCloud Drive. Além disso, os alunos podem usar a opção Compartilhar em Arquivos para duplicar arquivos ou pastas que gostariam de guardar.

Professores podem salvar materiais como rascunho antes que as classes sejam apagadas

Os professores podem duplicar e salvar como rascunho Materiais do Projeto Escolar que desejem usar novamente no ano seguinte. Inclusive, eles também poderão reutilizar Materiais de Rascunhos uma nova classe, mesmo que as classes anteriores tenham sido apagadas.

Preservar classes no Apple School Manager

Se você apagar uma classe no Apple School Manager, a classe e todos os Materiais associados também serão apagados no Projeto Escolar. Tanto para alunos quanto para professores. Então, converse com os professores para garantir que você não apague classes do Apple School Manager às quais eles ainda precisem acesso. Especialmente para que possam preservar Materiais e reutilizá-los no ano seguinte. Já as pastas de classes e os arquivos associados no iCloud Drive permanecem inalterados para alunos e professores. Mesmo que as classes sejam apagadas.

Manutenção do gerenciamento de dispositivos móveis (MDM)

  • Decida quem será a pessoa diretamente responsável pela manutenção e a implantação do MDM durante as férias e o próximo ano letivo.
  • Verifique se algum certificado ou token de MDM expirou.
  • Determine quando as atualizações do sistema operacional serão realizadas. Inclusive, os dispositivos iPad podem ser atualizados remotamente por meio de comandos MDM.
  • Atualize cada iPad para a versão mais recente do sistema operacional.
  • Instale todas as atualizações de apps disponíveis.
  • Revise os perfis de configuração.
  • Peça feedback dos professores a respeito de quais restrições são necessárias e quais deveriam ser removidas.
  • Confirme o inventário e certifique-se de que todos os dispositivos registrados são supervisionados.

Agora que você já sabe como organizar a coleta e o armazenamento do iPad, basta envolver sua equipe no processo. Afinal, quando as etapas do planejamento são bem estabelecidas, tudo fica mais simples, prático e rápido. Caso sua escola ainda não conte com dispositivos e outros recursos educacionais, não perca mais tempo. Afinal, eles ajudam a garantir aulas muito mais interessantes e produtivas. Então, contate um especialista da iPlace Educacional agora mesmo e saiba mais!

 

Foto: iStock/Rostislav_Sedlacek

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