Startups: planeje a expansão dos negócios com a matriz Ansoff

Ferramenta muito usada no mundo dos negócios, a matriz Ansoff ensina a analisar diferentes cenários de crescimento

Baseados no modelo escalável de seus negócios, gestores de startups estão sempre procurando formas de crescer. Para tanto, são dois os caminhos mais tradicionais: a criação de novos produtos e a exploração de novos mercados. Aliás, tais ações que podem tanto ser isoladas quanto realizadas de forma concomitante.

Investir na expansão dos negócios, porém, sempre demanda planejamento. Não à toa, são muitas as ferramentas de gestão desenvolvidas para auxiliar no processo de diagnóstico e definição de estratégias. Exemplo disso é a matriz Ansoff. Criada em 1957, permanece atual e serve perfeitamente ao universo das startups.

 

Como usar a matriz Ansoff para expandir os negócios?

A proposta da ferramenta desenvolvida por Harry Igor Ansoff é esquematizar possíveis cenários de crescimento para uma empresa. Assim, cruza quatro variáveis, como pode ser visto abaixo: produtos existentes, produtos novos, mercados existentes e mercados novos.

 

Matriz Ansoff ajuda a planejar expansão dos seus negócios

 

Ao fazer os cruzamentos, surgem quatro cenários – cada um representando uma estratégia distinta para expansão dos negócios. Entenda:

 

Penetração de mercado (produtos existentes x mercados existentes):

É o cenário mais conservador dentre os quatro possíveis, já que trabalha apenas com os produtos e mercados atuais. Nesse caso, a empresa deve explorar mais profundamente o segmento em que já atua para conquistar novos clientes. Outra possibilidade é estimular o consumo recorrente como forma de aumentar as vendas. Tal penetração de mercado pode vir através de campanhas de marketing, serviços de fidelização ou atualizações dos produtos existentes.

 

Desenvolvimento de mercado (produtos existentes x novos mercados):

Outra possibilidade de crescimento para uma empresa é utilizar seus produtos atuais para conquistar outros públicos. Logo, torna-se necessário estudar as características desse novo mercado. Uma startup de tecnologia que já possua um app para iPhone, por exemplo, pode adaptar o produto para abranger os usuários do Apple Watch. Nesse caso, a empresa investigaria as preferências e particularidades de quem utiliza o dispositivo de pulso.

 

Desenvolvimento de produtos (novos produtos x mercados existentes):

Neste cenário, a empresa opta pela expansão dos negócios através de produtos inéditos lançados num mercado em que já atua. Tomando novamente a startup de tecnologia como exemplo, poderia ser lançado um novo app para as plataformas já exploradas. Ao ampliar o catálogo de produtos, a empresa tende a agregar mais valor à sua marca.

 

Diversificação (novos produtos x novos mercados):

Por fim, a diversificação – o cenário mais desafiador, mas que também reserva o maior potencial de crescimento. Afinal, o lançamento bem-sucedido de um novo produto num mercado ainda não explorado tem tudo para alavancar o faturamento da empresa. Sobretudo se o produto oferecer uma solução original, não apresentada por nenhum concorrente até então.

 

Vale lembrar que os cenários apresentados pela matriz Ansoff não são mutuamente excludentes. Ou seja: estratégias de ampliação dos negócios podem abranger até mesmo os quatro cenários num mesmo movimento. Aliás, especialmente nesses casos, a infraestrutura tecnológica da empresa deve estar preparada para dar sustentação ao crescimento pretendido.

 

Ecossistema Apple, o maior aliado dos negócios

Muito utilizada também por negócios de pequeno porte, a plataforma Apple é perfeita para toda empresa com planos de expansão. Afinal, o desenvolvimento de novas frentes de trabalho exige alta produtividade – característica marcante desse ecossistema tecnológico.

Isso porque a Apple tem os dispositivos ideais para cada atividade da companhia. O Mac e o MacBook, por exemplo, dão conta de todas as tarefas no escritório ou no home office. Já o iPad e o iPhone são verdadeiras estações móveis de trabalho, imprescindíveis nos atendimentos externos. E o melhor é que, com o recurso Continuidade, todos os dispositivos podem sem integrados a um mesmo fluxo de produção.

Além disso, negócios que usam o ecossistema Apple através de um plano corporativo têm acesso ao Apple Business Manager. Trata-se de um portal online que permite o gerenciamento remoto de todos os dispositivos da marca. Assim, equipes de TI podem, a distância, definir senhas, permissões e perfis de uso de cada aparelho, poupando tempo e dinheiro. Ou seja: fazer a migração para Apple não apenas melhora a produtividade, como também reduz custos.

 

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Foto: iStocknortonrsx

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