Novas habilidades profissionais: saiba como desenvolvê-las

habilidades profissionais

Praticamente em todas as áreas, o mercado está cada vez mais exigente. Assim, seja para conseguir um novo emprego ou galgar posições dentro da empesa, é essencial reciclar habilidades profissionais constantemente. Aliás, em tempos de transformação digital, onde tudo está em constante mudança, manter-se atualizado é mandatório. Afinal, as empresas sempre estarão à procura de colaboradores capacitados para lidar com as novas tecnologias.

Portanto, um bom profissional deve estar atento não apenas à área em que precisa se aperfeiçoar, mas a como fazê-lo. Ou seja, ao conjunto de etapas que um novo aprendizado geralmente pressupõe até ser dominado. Nesse sentido, hoje o blog da iPlace Corporativo traz algumas dicas que podem ajudar você a planejar o próprio desenvolvimento.

 

5 passos para aprender novas habilidade profissionais

1.     Avalie o cenário

No processo de desenvolver novas competências, a primeira etapa, claro, é decidir qual habilidade será trabalhada. Assim, recomenda-se analisar o cenário da sua área profissional para entender bem o que está em alta no setor. Ou seja, quais aptidões as empresas estão valorizando e buscando em seus funcionários. Isso porque, quando o assunto é carreira, o timing pode ser decisivo. Isto é: de pouco adianta se aperfeiçoar em algo que não seja demandado pelo mercado. Da mesma forma, vale refletir sobre o quanto você está disposto a investir em termos de tempo e esforço. Afinal, o processo de adquirir novas habilidades profissionais exige comprometimento.

2.     Explore métodos de aprendizado

Escolhida a competência desejada, é hora de começar o treinamento. Aqui, as possibilidades são muitas – e podem variar de caso para caso. Isso porque o processo dependerá tanto da habilidade em questão quanto de seu contexto profissional. Afinal, se você já estiver trabalhando numa empresa, o aprendizado poderá vir pela mentoria de um colega, por exemplo. Porém, em outras situações, será necessário procurar um curso ou materiais didáticos por conta própria. Além disso, é importante levar em consideração a forma como você responde a diferentes métodos de ensino. Por exemplo, se aprende melhor através de textos e imagens, áudios, vídeos, demonstrações práticas ou outros tipos de conteúdo.

3.     Procure acompanhamento e feedback

A aquisição de novas habilidades profissionais é um processo recompensador, mas árduo, que pode incluir muitos erros. Por isso, é sempre bom ter o acompanhamento de alguém que possa lhe dar feedbacks sobre sua evolução. Aliás, especialmente se estiver estudando por conta própria. Assim, procure pedir a opinião de colegas de empresa ou de profissão que já possuam maior experiência naquele assunto. E lembre-se: todo o processo de aprendizagem inclui erros. Portanto, não desanime caso os primeiros feedbacks não sejam positivos.

4.     Seja paciente

Além de envolver erros e acertos, o desenvolvimento de habilidades profissionais pode ser um pouco demorado. Isso tanto em termos do aprendizado em si quanto da percepção por parte de outras pessoas. Ou seja, é comum que colegas de trabalho, por exemplo, não percebam de imediato o seu aperfeiçoamento. Inclusive, diz-se que as pessoas ao seu redor normalmente notam apenas 10% de cada mudança que você faz. Por isso, vale lembrar que paciência é fundamental nesse processo e que, com perseverança, os resultados virão.

5.     Desafie-se a ensinar suas habilidades profissionais

Por fim, quando já estiver mais confiante com as novas habilidades, que tal tentar ensiná-las a outras pessoas? Afinal, esse processo de passar adiante um conhecimento só traz vantagens. Primeiro, porque, para explicar um conteúdo, você se obriga e entendê-lo ainda melhor, fixando o aprendizado. Além disso, pode ajudar a acelerar o processo de reconhecimento do qual falamos acima. Afinal, uma vez que você passa a ensinar ativamente outras pessoas, seus colegas e supervisores tomarão consciência de que você domina aquele assunto. Dessa forma, você poderá colher mais rapidamente os frutos de seu trabalho de autoaperfeiçoamento.

 

Gostou de nossas dicas? Então aproveite para descobrir outros artigos interessantes no blog da iPlace Corporativo! Aqui, sempre trazemos conteúdo relativo a habilidades profissionais, tecnologia, gestão, empreendedorismo e tendências no mercado de trabalho.

 

Foto: iStock/libre de droit

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Veja também: