Trabalho remoto: sucesso passa por investimento em tecnologia

Estudo realizado pela Salesforce mostra que brasileiros preferem o trabalho remoto e que empresas precisam investir mais em tecnologia.

Em 2020, por conta da pandemia, vimos o trabalho remoto ser adotado em larga escala por muitas empresas. Desde então, o mundo corporativo vem tentando entender melhor o que influencia no sucesso desse modelo e como otimizá-lo.

Nesse sentido, a gigante de tecnologia Salesforce encomendou uma pesquisa intitulada “O futuro do trabalho, agora”. O objetivo era captar o ponto de vista dos trabalhadores sobre o momento vivido. Assim, o estudo entrevistou mais de 20 mil pessoas em 11 países – sendo duas mil delas no Brasil. Confira, a seguir, os principais resultados do levantamento e descubra como turbinar a produtividade de sua equipe em home office.

 

Preferência pelo trabalho remoto

A Salesforce divulgou os dados de sua pesquisa com recortes regionais. Assim, podemos analisar com atenção os números relativos ao Brasil. Aqui, a preferência dos trabalhadores é, sim, pelo trabalho remoto. Aliás, 52% dos brasileiros entrevistados disseram que trocariam de emprego se isso significasse que poderiam trabalhar remotamente. Ao mesmo tempo, 76% dos respondentes disseram acreditar que o home office melhora o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Por fim, o mesmo percentual declarou crer que o trabalho à distância ajuda a proteger o meio ambiente.

Porém, mesmo com essa preferência, nem todos os profissionais conseguem trabalhar de casa como gostariam. A causa disso, em boa parte, é a falta de acesso a recursos tecnológicos adequados. Entre os brasileiros, 57% dos trabalhadores presenciais afirmam que conseguiriam trabalhar remotamente caso suas empresas oferecessem tecnologia melhor. Ou seja, o gargalo para a adesão ao trabalho remoto, muitas vezes, ainda é a falta de comprometimento das empresas. Assim, organizações que pretendam oferecer condições atrativas aos seus funcionários devem sempre considerar o investimento em soluções tecnológicas avançadas.

 

Tecnologia e produtividade no trabalho remoto

Tais soluções são encontradas em abundância no ecossistema Apple. Afinal, a plataforma da marca oferece desde dispositivos que aliam eficiência e mobilidade até sistemas de gerenciamento remoto incomparáveis.

Dispositivos

Com o iPhone, colaboradores têm na palma da mão uma estação de trabalho completa, perfeita para tarefas externas. O dispositivo oferece, nativamente, os apps da suíte iWork, uma ferramenta profissional voltada às atividades com textos, planilhas e apresentações. Além disso, é totalmente compatível com inúmeras opções de aplicativos ideais para tarefas em trabalho remoto.

Tudo isso também se aplica ao iPad, mas com um diferencial: o dispositivo pode se transformar num verdadeiro computador. Para tanto, basta utilizar o teclado Magic Keyboard e pronto – há um notebook com tela de toque à sua frente. Mas, se o trabalho pedir ainda mais poder de processamento, basta usar um Mac – o melhor computador para os negócios.

Colaboração e gerenciamento

Como pertencem ao mesmo ecossistema, todos os dispositivos Apple conversam perfeitamente entre si. Dessa forma, é possível começar uma tarefa no iPhone e continuá-la do mesmo ponto no iPad ou no Mac. Para tanto, basta que os aparelhos estejam conectados à mesma Apple ID.

Além disso, os dispositivos trazem recursos embarcados que facilitam colaboração e comunicação entre membros de equipe em trabalho remoto. É o caso do iCloud, dedicado ao compartilhamento de arquivos, e do FaceTime, que realiza videoconferências com até 32 participantes.

Aliás, todas essas funcionalidades podem ser administradas à distância com o Apple Business Manager. Através desse portal online, equipes de TI conseguem implementar e gerenciar, de forma remota, apps, senhas e permissões de uso. Assim, gestores mantêm total controle sobre seus dispositivos, mesmo quando os aparelhos estão fora da sede da empresa.

 

Dessa forma, percebe-se que, com as soluções tecnológicas adequadas, é possível obter o melhor de dois mundos. Ou seja, proporcionar satisfação pessoal aos colaboradores, com a liberdade do trabalho remoto, e ganhar eficiência e produtividade no processo.

 

Quer saber como usufruir de todas as vantagens do ecossistema Apple em sua empresa? Então entre em contato agora mesmo com a iPlace Corporativo e fale com um de nossos especialistas!

 

Foto: iStock/m-imagephotography

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Veja também: