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Podcasts: marcas investem no formato para cativar clientes

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Donos de empresas sabem há bastante tempo que a música pode ser uma grande aliada para fomentar negócios. Afinal, a ambientação sonora de uma loja, por exemplo, pode fazer toda a diferença na hora de conquistar clientes. Porém, de uns tempos para cá, outro formato de áudio tem caído nas graças dos gestores: os podcasts.

Esse interesse dos empresários e estrategistas de marketing pelos “programas de rádio sob demanda” é totalmente justificado. Isso porque o número de ouvintes de podcasts no Brasil e no mundo tem aumentado de forma significativa. Segundo o Spotify, o Brasil é o segundo país que mais consome esse tipo de produto na plataforma. Já um relatório do Deezer no ano passado apontou que o interesse pelo formato cresceu 67% apenas em 2019.

Por isso, a iPlace Corporativo decidiu abordar aqui as características e possibilidades do investimento nesses programas em áudio. Dessa forma, você e sua empresa estarão mais bem informados na hora de incorporar o formato às suas estratégias de marketing.

 

Podcasts: conversas entre marcas e público

A grande vantagem da criação de podcasts sobre outras ações de marketing é o controle da narrativa. Ou seja, a marca não está apenas inserindo um anúncio num produto de mídia de terceiros. Consequentemente, consegue direcionar a conversa para assuntos que mostrem o posicionamento da empresa em relação a determinados temas.

Entretanto, vale ressaltar que é necessário sempre ter conteúdo relevante e de interesse público. Logo, o ideal é que marcas peguem carona em assuntos que estejam repercutindo na sociedade e, então, incluam seu diferencial. Dessa forma, conquistam ouvintes e reforçam a imagem da marca – ainda que o objetivo principal não seja alavancar vendas. Além disso, há a possibilidade de usar o podcast como ferramenta de endomarketing para informar e motivar colaboradores. Nesse caso, é possível abordar nos programas assuntos mais específicos, voltados a processos internos da empresa.

 

Possibilidades dos podcasts

O formato é bastante livre, seja em linguagem, assuntos abordados e duração dos episódios. No entanto, o ideal é que haja um planejamento prévio sobre qual será o perfil adotado por sua marca. Assim, é necessário decidir se o seu podcast será mais sóbrio ou informal, por exemplo. Ainda, se terá apenas apresentador ou também entrevistados… e assim por diante.

Além disso, a frequência de publicação dos podcasts deve ser planejada e seguida à risca. Afinal, a construção de um público cativo depende do estabelecimento de um hábito. Ou seja, os ouvintes precisam saber quando um novo episódio será disponibilizado. Dessa forma, sua marca ganha relevância e credibilidade perante o público. Consequentemente, tem maiores chances de, a longo prazo, captar novos clientes online a partir dos podcasts.

 

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Foto: iStock/Anton Ostapenko

 

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