Produção de conteúdo: como converter podcasts em vídeos

podcasts

Cada vez mais, a presença digital das marcas tem contribuído para aumentar sua relevância no mercado. Logo, apostar na produção de conteúdo pode ser uma excelente estratégia para melhorar seu posicionamento frente a diferentes públicos.

Ainda mais que, com as ferramentas certas, qualquer empresa consegue criar materiais de maneira fácil e sem gastar muito. Tanto para trabalhar cursos e treinamentos com a equipe quanto oferecer instruções e recomendações de uso de produtos para consumidores.

Nesse contexto, os podcasts têm sido muito utilizados por aqueles que buscam mais conhecimento e produtividade no dia a dia. Afinal, este formato de mídia garante total liberdade para que os ouvintes cumpram outras funções enquanto acompanham o conteúdo. Assim, investir numa produção de áudio pode trazer benefícios à empresa. Por isso, a iPlace Corporativo já trouxe anteriormente diversas dicas para preparar seu roteiro empresarial. Então, depois de criar seu conteúdo, chega a hora de investir na divulgação.

 

Tática para aumentar o alcance dos seus podcasts

Investir na presença digital de sua empresa significa buscar um bom posicionamento nos canais de maior sucesso entre seu público. Porém, quanto maior for a popularidade do meio, maior será o desafio de manter sua marca em destaque. Logo, divulgar seus podcasts em plataformas como Apple Podcasts, SoundCloud ou Spotify pode não ser suficiente.

Felizmente, usuários Apple sempre contam com uma solução simples para transpor os obstáculos. Nesse caso, uma alternativa é divulgar seus podcasts numa plataforma de vídeos, como o Youtube, por exemplo. Afinal, isso permitirá que um número muito maior de pessoas tenha acesso àquele conteúdo. Embora inclua uma etapa a mais no processo de produção, em poucos cliques no Mac isso pode ser resolvido.

Desenvolvido pelo brasileiro Guilherme Rambo, o aplicativo FusionCast dispensa conhecimento especializado e um longo tempo de renderização. Assim, a partir de um Mac é possível converter podcasts e vídeos de maneira rápida e prática.

Para tanto, basta arrastar o seu arquivo de áudio para a janela do app. Depois, é só escolher uma imagem (ou aproveitar a capa já existente), selecionar alguns extras e clicar em “Exportar Vídeo”. Além de resolução e formato, você pode escolher a maneira como a imagem irá se comportar na exibição do vídeo. Ou seja: ela pode permanecer estática, mover-se pela tela, ganhar efeitos de desfocagem e muito mais. Assim, em alguns minutos o conteúdo será salvo no formato de vídeo que você selecionou. Aliás, o MacBook Pro de 16 polegadas leva só oito minutos, aproximadamente, para transformar um podcast de duas horas em vídeo.

Outra vantagem do FusionCast é que ele pode manter as configurações escolhidas com base no nome do seu arquivo. Logo, quando você for converter um novo episódio do mesmo podcast, os ajustes corretos já estarão selecionados.

 

Foto: iStock/Professor25

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Veja também: