Produtividade: 5 pequenos hábitos que fazem a diferença

produtividade

Seja no escritório ou em regime de home office, todo mundo gostaria de ter um bom desempenho no trabalho. Porém, atingir o ápice da produtividade exige organização e disciplina. E a boa notícia é que isso pode vir através de pequenos hábitos, incorporados facilmente ao dia a dia. Por isso, a iPlace Corporativo elencou cinco costumes, dentro e fora do horário de expediente, que são aliados da produtividade. Confira!

 

  1. Ter uma boa noite de sono

Trabalhar quase sempre exige bastante concentração – algo possível apenas quando o corpo e a mente estão descansados. Assim, para começar o dia bem disposto, é essencial que se tenha uma boa noite de sono. Por isso, procure dormir pelo menos oito horas por noite e acordar cedo. Também é importante se preparar adequadamente para o período de descanso.

Para tanto, pare de usar eletrônicos (TV, computador, celular, jogos, etc.) cerca de 30 minutos antes de dormir. Isso faz com que o cérebro relaxe e que o sono seja bem mais reparador.

 

  1. Fazer exercícios e alimentar-se bem

Assim como o descanso, a prática de atividades físicas contribui muito para a produtividade no trabalho. Afinal, exercitar-se melhora o foco e a disposição, uma vez que, por liberar endorfina no corpo, combate estresse e ansiedade. A energia para os exercícios, por sua vez, deve vir através de uma alimentação balanceada e bem distribuída ao longo do dia. Segundo muitos especialistas, o ideal é comer seis vezes ao dia, sempre priorizando frutas, verduras e cereais integrais.

 

  1. Diminuir as distrações

Durante o horário de trabalho, é essencial que você esteja o mais focado possível nas tarefas a serem realizadas. Portanto, livre-se de todos os hábitos que tiram sua concentração. Para grande parte das pessoas, o maior vilão nesse sentido são as notificações no celular. Logo, para ter mais produtividade, desligue as notificações de seu telefone – ou mesmo coloque o dispositivo no modo “não perturbe”. Também é importante eliminar o uso constante de redes sociais. Procure acessar sites não relacionados ao trabalho apenas nos seus horários de intervalo.

 

  1. Planejar a realização de tarefas

Mesmo com disposição para trabalhar e sem grandes distrações, muitas vezes nos atrapalhamos com nossos próprios afazeres. Para evitar isso, o jeito é saber se organizar e elencar prioridades. Ao fim de uma semana de trabalho, já faça um planejamento da semana seguinte, prevendo quais atividades deverão ser realizadas em cada dia.

Da mesma forma, ao fim de cada expediente, planeje em detalhes a ordem de execução de tarefas no dia seguinte. Essa organização aumenta muito a produtividade. Afinal, ajuda a manter o foco em uma atividade por vez e, assim, atingir mais facilmente as metas propostas.

 

  1. Utilizar apps de produtividade

Para realizar esse planejamento diário vale, claro, recorrer às ferramentas tecnológicas que temos à disposição. No Mac e no iPhone, por exemplo, muitos utilitários já vêm de fábrica, como Calendário e Lembretes. Também é possível instalar no seu browser várias extensões que turbinam a produtividade. A internet, aliás, está cheia de plataformas online para gerenciamento de atividades, como Trello, Asana e Pipefy. São ferramentas excelentes para a gestão de tarefas, tanto individuais quanto de equipes de trabalho.

 

Gostou dessas dicas? Então que tal garantir também um setup de alta produtividade para o seu escritório ou home office? A iPlace Corporativo tem sempre as melhores soluções para o seu negócio. Contate agora mesmo um de nossos especialistas e conheça nossos serviços!

 

Foto: iStock/Gajus

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Veja também: