Recrutamento e seleção: o que está mudando com a tecnologia

Human resources

Condições sociais, culturais, econômicas e organizacionais são aspectos valiosos na prática de Recursos Humanos. Além disso, as circunstâncias de um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo também passaram a ter grande importância. Não à toa, as mudanças nos processos de recrutamento e seleção de pessoas podem ser percebidas já na forma de anunciar vagas. O que antes era feito em jornais, geralmente aos domingos, agora ocorre em redes sociais e sites específicos de recrutamento. O resultado, entre outros aspectos, está na redução das grandes filas formadas nas portas das organizações. Em contrapartida, torna-se necessário investir na capacidade de lidar com a grande quantidade de currículos recebidos pelos meios digitais.

Assim como em diversos outros setores, a Inteligência Artificial vem sendo responsável por mais esta disrupção. Baseada em dados, probabilidades, habilidades e competências, ela acelera o processo de recrutamento e ajuda a identificar os candidatos mais promissores. Tudo de maneira simples, objetiva e eficiente. O que não significa, porém, que a Inteligência Artificial vá substituir os profissionais de RH. Pelo contrário: poderá tornar suas atividades ainda mais estratégicas, especialmente no que se refere ao recrutamento e seleção de pessoas. Afinal, garantindo agilidade ao processo, a tecnologia também contribui para a redução do trabalho operacional do setor.

 

Inteligência Artificial a favor do recrutamento

Das inscrições, utilizando chatbots, à triagem de currículos e cruzamento de dados para formar perfis, a tecnologia é o caminho. A Inteligência Artificial pode ser aplicada em todo o processo de recrutamento e seleção de pessoas. Também pode ser utilizada para testar as competências e comportamentos dos candidatos em situações reais. Assim, é capaz de gerar um banco de dados incrivelmente inteligente para a tomada de decisão. Ou seja, além de agilizar o recrutamento com seleções mais objetivas, possibilita a realização de contratações mais acertadas. O fato aumenta a satisfação dos colaboradores e o engajamento das equipes, além de reduzir a rotatividade. Assim, após traçar os perfis de interesse para cada área, os profissionais de RH receberão uma grande ajuda da tecnologia. Fora do país, muitas empresas estão investindo em Inteligência Artificial para selecionar os melhores talentos. E aqui no Brasil, ainda que timidamente, profissionais de RH já buscam assimilar os impactos da tecnologia em sua rotina. O certo é que a disrupção está chegando, e as empresas mais proativas estão se preparando para tomar a dianteira.

Quer saber mais sobre o que a tecnologia pode fazer por sua empresa? Contate agora mesmo um especialista da iPlace pelo e-mail contato@iplacecorp.com.br ou fone 4020.7900.

 

Foto: iStock/natasaadzic

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email