Redes sociais: 5 dicas para preservar clientes e vendas

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Desde sua criação, a internet logo foi vista como uma ótima ferramenta para aproximar marcas de seus clientes. Hoje, as redes sociais desempenham papel fundamental nas estratégias de marketing – notadamente durante o período de quarentena que vivemos. Afinal, o contato virtual é a melhor forma de conservar pequenos e médios negócios ativos enquanto a situação não volta à normalidade.

Pensando nisso, trazemos hoje cinco dicas de como utilizar o Instagram para engajar os clientes e manter as vendas. Confira.

 

Capriche nas fotos e vídeos

Quase todas as redes sociais são baseadas num feed, que é “rolado” pelo usuário em busca de postagens interessantes. Assim, o desafio de quem produz conteúdo é conseguir captar a atenção do cliente em meio a tantos outros posts. Para isso, é primordial que as fotos sejam claras e de boa qualidade, destacando a informação no centro da imagem. Assim, de imediato o usuário consegue compreender quais os serviços e produtos oferecidos pela empresa.

Para mostrar catálogos ou cardápios, por exemplo, a dica é usar o recurso de carrossel de imagens do Instagram. Aposte também em conteúdos em vídeo, que costumam obter até 34% mais interações de clientes do que fotografias.

 

Mantenha o perfil atualizado

No Instagram, o espaço disponível para apresentação do perfil é chamado de Bio. É essencial que ali conste uma breve descrição do seu negócio. Se possível, utilize uma frase ou slogan que evidencie o seu diferencial em relação a outras empresas do ramo. Também é muito importante que na Bio você coloque hiperlinks que direcionem para contato via telefone, e-mail ou WhatsApp. Logo abaixo, no espaço destinado aos Destaques, salve stories que informem sobre seus principais produtos e serviços.

 

Explore as hashtags

As hashtags são uma ótima forma de tornar o seu negócio mais popular nas redes sociais. Porém, é preciso saber usá-las da forma correta. Evite criar hashtags com frases longas; o ideal é que sejam usados termos curtos e em português. Procure também, a cada post, utilizar combinações de hashtags genéricas, bastante populares, com outras personalizadas para aquele conteúdo. Assim, você tem mais chances de atingir tanto o público em geral quanto o seu nicho de mercado.

 

Diversifique o conteúdo

A grande vantagem das redes sociais em relação a outros meios de divulgação é que elas permitem a espontaneidade. E essa humanização das marcas é algo que a maioria dos clientes adora ver no Instagram. Assim, uma boa forma de engajar o seu público é fazer postagens descontraídas, despojadas – mas sem perder o profissionalismo, claro. Intercale os conteúdos relacionados a produtos com outros que mostrem os bastidores do trabalho, dicas práticas e novidades. Nos stories do Instagram é possível ainda utilizar as ferramentas de enquete, quiz, testes, perguntas e jogos. Dessa forma, você não apenas interage com o público, como também compreende as demandas e gostos dos seus clientes.

 

Seja social nas redes sociais   

Por último, mas não menos importante, vale lembrar que redes sociais são espaços que, em primeiro lugar, demandam interação. Ou seja, de pouco adianta produzir ótimos conteúdos se não houver um acompanhamento com seus seguidores. É preciso reservar tempo para ler e responder comentários em posts e em mensagens privadas enviadas ao seu perfil. Encare essa etapa com o mesmo cuidado e atenção que teria ao receber um cliente em seu estabelecimento. Assim, você garante não apenas as vendas como também a fidelidade e o respeito do seu público.

 

Foto: iStock/Chinnapong

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