Saiba como liberar espaço no Mac sem deletar seus arquivos

liberar espaço

Se você é usuário do Mac, com certeza já percebeu, na prática, como ele é o maior aliado da produtividade. Afinal, oferece desempenho de ponta, é praticamente imune a falhas e quase nunca exige manutenção. Porém, os atributos do computador da Apple ainda vão além. Por exemplo: você sabia que o Mac possui ferramentas para economizar o uso de memória e liberar espaço de armazenamento? Inclusive, isso é muito útil para otimizar o uso do computador e evitar que o acesso a documentos fique lento.

Assim, hoje o blog da iPlace Corporativo ensina como gerenciar melhor o armazenamento de arquivos no seu Mac. Confira nosso guia a seguir!

 

Aprenda a liberar espaço no Mac

Primeiro, certifique-se de que seu Mac esteja atualizado com a versão mais recente do sistema operacional macOS. Aliás, manter o Mac sempre atualizado é muito importante para poder usufruir de todo o potencial do dispositivo. Depois, para acessar as informações sobre o uso de memória, clique no ícone da Apple no canto superior esquerdo da tela. Então clique em “Sobre este Mac” e selecione a aba “Armazenamento”. A seguir, será exibida uma barra onde cada segmento representa o espaço de armazenamento utilizado por uma categoria de arquivos. Assim, basta passar o cursor do mouse sobre cada segmento para obter mais detalhes.

Para começar a liberar espaço no Mac, clique no botão “Gerenciar” e tenha acesso ao painel “Gerenciamento de Armazenamento”. Ali, à esquerda, você pode conferir detalhes sobre o espaço utilizado por cada categoria de arquivos. Já à direita serão exibidas recomendações para otimizar o armazenamento. Entenda:

1.     Armazenar no iCloud

Através dessa opção, todos os arquivos selecionados são armazenados na nuvem (iCloud) e deixam de ocupar a memória do Mac. Porém, os ícones de arquivos são mantidos no computador e você pode baixar os conteúdos sob demanda. Ou seja: você mantém a organização e a facilidade de acesso aos seus arquivos e, ao mesmo tempo, consegue liberar espaço na memória. Assim, sempre que precisar abrir um arquivo específico, basta clicar duas vezes no ícone para baixar o conteúdo completo. Nas configurações do iCloud você pode escolher quais pastas ou tipos de arquivos deseja armazenar na nuvem. No entanto, vale lembrar que para utilizar esse serviço é preciso ter uma assinatura do serviço.

2.     Otimizar o armazenamento

Ao selecionar esta opção, o Mac identifica e remove automaticamente arquivos que são pouco utilizados. Mas não se preocupe: não há risco de você perder acesso a seus arquivos. Isso porque essa opção age apenas sobre itens que foram baixados através dos serviços da Apple (como filmes) e anexos de e-mails. Assim, mesmo após o Mac liberar espaço na memória, você pode fazer download manual de cada um dos arquivos novamente. Afinal, eles serão eliminados apenas da memória física do dispositivo, permanecendo acessíveis na nuvem.

3.     Esvaziar o lixo automaticamente

No painel “Gerenciamento de Armazenamento” você também vai encontrar esta opção relativa à lixeira. Ao ativar tal recurso, o Mac sempre deletará de forma automática arquivos que estejam há mais de 30 dias na lixeira. Dessa forma, você não precisa (se lembrar de) fazer a limpeza da lixeira manualmente de tempos em tempos. É importante ressaltar que essa opção apaga os arquivos em definitivo. Logo, se estiver com esse recurso ativado, só envie para a lixeira arquivos que você realmente não precisa mais.

4.     Reduzir acúmulo

Por fim, a opção “Reduzir acúmulo” ajuda você a liberar espaço no Mac de forma manual. Para tanto, clique no botão “Revisar arquivos”. Em seguida, será exibida uma lista com todos os itens armazenados no computador. Então use os filtros disponíveis para visualizar os arquivos – por exemplo, conforme tamanho, nome, tipo ou data de acesso. Além disso, no menu da esquerda, é possível acessar os arquivos agrupados por categorias ou diretórios de armazenamento. Assim, basta selecionar os arquivos que você não deseja mais e excluí-los para liberar espaço no Mac.

 

Para manter-se bem-informado(a) sobre dicas de uso e vantagens do Mac para empresas, acesse regularmente o blog da iPlace Corporativo!

 

Foto: iStock/AnnaStills

 

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Veja também: