Saiba como usar o marketing preditivo em sua empresa

marketing preditivo

Do marketing à produção, o mundo dos negócios sempre estuda tendências e tecnologias para se preparar para o futuro. Por isso, tratamos desse assunto de forma recorrente aqui no blog da iPlace Corporativo. Inclusive, já trouxemos materiais sobre temas como as habilidades profissionais desejadas pela indústria 4.0 e modelos de negócios pós-pandemia. Assim, seguimos nessa linha no post de hoje, abordando a técnica de marketing que dominará o futuro do mundo corporativo. Conheça o marketing preditivo!

 

Marketing preditivo: o que é e como usar em sua empresa

Como o próprio nome indica, essa técnica de marketing procura prever o comportamento do consumidor. Para tanto, usa ferramentas de inteligência artificial e machine learning, que processam e interpretam dados disponibilizados por potenciais clientes. Tais dados são obtidos através de buscas online, redes sociais e interação do público com o site de sua empresa. Assim, ao fazer essa análise, você pode adaptar a abordagem de marketing para converter mais clientes. Afinal, ao conhecer em detalhes as preferências de seus potenciais consumidores, você consegue entregar a eles exatamente o que procuram.

 

Aderindo ao marketing preditivo

A adoção dessa técnica em sua empresa pode ser feita através de processos internos ou externos. Caso você implemente uma estratégia de inbound marketing ancorada em seus próprios canais, o processo tende a ser interno. Dessa forma, poderá usar ferramentas como Mautic e Lahar para fazer o ranqueamento e orientar a qualificação de leads. Além disso, se a empresa tiver um app próprio, vale usar ferramentas de análise de dados, como o App Annie.

No entanto, o ideal é sempre combinar essa estratégia de marketing ao uso de ferramentas externas, como Google Analytics e Facebook Ads. Afinal, a plataforma do Google disponibiliza muitas métricas relevantes de sites, como dados demográficos do público e fontes de tráfego. Ou seja, informações essenciais para se entender o comportamento do consumidor e prever suas escolhas. Por sua vez, o Facebook Ads é extremamente útil na busca por novos clientes para seu negócio. Isso porque permite direcionar anúncios a usuários que se assemelham aos atuais clientes, mas que ainda não conhecem sua empresa.

Portanto, ao combinar várias dessas ferramentas numa estratégia integrada, crescem as chances de entender e prever o comportamento do público. Consequentemente, aumentam também sua taxa de conversão de clientes, suas vendas e, claro, seu faturamento. Ou seja, o marketing preditivo cria uma espécie de reação em cadeia a favor dos seus negócios!

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Foto: iStock/Anucha Tiemsom

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