Técnicas de vendas: 6 dicas para conquistar os clientes

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Seja no comércio, na indústria ou no setor de serviços, a área de vendas é essencial para qualquer negócio. Afinal, é através dela que costuma ser obtida a receita da empresa. Assim, é natural que gestores sempre procurem treinar suas equipes com técnicas de vendas eficientes. Pensando nisso, hoje a iPlace Corporativo traz 6 dicas que podem ajudar sua empresa a vender mais e qualificar o relacionamento com os clientes. Confira!

 

Os 6 pilares das técnicas de vendas

 

  1. Entender a demanda do cliente

Ao iniciar um novo processo de vendas, é importante que o vendedor identifique as demandas do cliente. A tarefa pode parecer trivial, mas nem sempre é fácil de ser executada. Isso porque, muitas vezes, nem o próprio cliente tem claras as suas reais necessidades. Assim, nessa primeira etapa, o vendedor deve na verdade atuar como consultor, procurando conhecer a realidade e os problemas do consumidor. Dessa forma, poderá então aplicar com mais eficiência outras técnicas de vendas ao longo do atendimento.

 

  1. Ter domínio do assunto e transmitir confiança

Após entender a demanda, o vendedor deve, idealmente, conseguir demonstrar autoridade naquilo que o cliente busca. Nesse momento, o profissional precisa expor as características do produto e suas vantagens, apontando também os pontos negativos da não aquisição. Da mesma forma, precisa estar apto a responder perguntas e sanar todas as dúvidas do cliente. Assim, transmitirá confiança ao comprador e terá mais sucesso na conversão de vendas.

 

  1. Conseguir se adaptar ao cliente

Cada consumidor é único. Por isso, é importante que o vendedor saiba utilizar técnicas de vendas diferentes para cada caso. Alguns clientes precisam ser trabalhados com argumentos técnicos, enquanto outros são mais suscetíveis a descontos e brindes. Há os que exigem atendimento formal e os que preferem a descontração. Ou seja, o vendedor precisa ser flexível, adaptando-se ao estilo e ao humor de cada cliente. Afinal, um atendimento personalizado não tem contraindicações.

 

  1. Saber contornar obstáculos

Também faz parte dessa adaptação saber contornar possíveis resistências e objeções. Assim, quando o cliente questiona os benefícios do produto ou aponta desvantagens, o vendedor precisa estar preparado. Para tanto, há algumas dicas e técnicas de vendas. Primeiro, é importante deixar o comprador expor seu ponto de vista, sem interrupções. O vendedor deve ouvir com atenção e pode até fazer anotações para mostrar que realmente está ponderando aquelas considerações. Depois, há duas formas de prosseguir. Se o cliente estiver enganado, basta explicar educadamente que o produto não possui as desvantagens citadas. Porém, se os argumentos forem pertinentes, o melhor é reconhecê-los e procurar demonstrar como os benefícios do produto superam suas desvantagens.

 

  1. Criar senso de urgência

Para conseguir concretizar uma venda rapidamente, uma das ferramentas mais usadas é a criação do senso de urgência no cliente. Estamos falando de ofertas e promoções com prazo bem curto, como somente em um dia específico ou até o fim da semana. Ao perceber que a vantagem pode acabar rapidamente, o consumidor costuma acelerar o processo de compra. Essa informação pode ser apresentada ao cliente através de anúncios em massa, em meios de comunicação e pelas redes sociais. Ou mesmo individualmente, pelo próprio vendedor, durante o atendimento. Nesse caso, abre-se a oportunidade de fazer uma oferta personalizada.

 

  1. Saber utilizar a tecnologia

Ter uma boa equipe de vendedores, adequadamente capacitados, é essencial para qualquer empresa. Porém, hoje em dia isso já não é o bastante se a infraestrutura da organização não acompanhar a qualidade dos recursos humanos. Afinal, de que adianta seduzir o cliente com técnicas de vendas se, depois, o serviço não poderá ser entregue na qualidade prometida? Assim, torna-se essencial abastecer a equipe com computadores e dispositivos seguros e de alto desempenho.

 

Apple oferece as melhores soluções em tecnologia

Quando o assunto é eficiência e segurança em dispositivos, a Apple sempre tem as melhores soluções. Isso porque os computadores da marca têm software e hardware projetados em conjunto, o que garante desempenho sem falhas. Prova disso é o fato de que, quando comparado a PCs com Windows, o Mac apresenta duas vezes menos problemas técnicos.

Na prática, isso significa que um parque de dispositivos Apple proporciona muito mais produtividade às empresas. Não à toa, todas as grandes organizações americanas usam os equipamentos da marca. Porém, engana-se quem supõe que os dispositivos da Apple se destinem apenas às megacorporações. Justamente por aumentar a produtividade da equipe, os recursos da Apple significam vantagens econômicas também para pequenas e médias empresas. Além disso, adotar um parque de dispositivos Apple fica ainda mais fácil por meio do leasing operacional oferecido pela iPlace!

 

Então que tal implementar nossas dicas de técnicas de vendas e modernizar o parque de dispositivos de sua empresa? Para conhecer mais sobre as soluções Apple e sobre a opção de leasing operacional, entre em contato com a iPlace Corporativo! Afinal, o momento ideal para expandir a produtividade dos seus negócios é sempre o mesmo: agora!

 

Foto: iStock/nortonrsx

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