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Vendas online: como oferecer mais segurança aos clientes?

Quando o assunto é segurança digital, quem trabalha com vendas online costuma ter duas preocupações principais. Por um lado, a infraestrutura de TI da empresa e a proteção de dados do empreendimento. Por outro, a interface usada pelos clientes, especialmente quando são necessárias senhas para acessar o sistema e efetuar a compra.

Administrar a primeira questão é relativamente fácil. Basta utilizar um ecossistema com segurança robusta, como o da Apple. Afinal, todos os dispositivos e apps da gigante de Cupertino possuem avançados sistemas de proteção. Já o segundo ponto exige a ponderação de diversos fatores, incluindo as preferências dos próprios clientes.

Problemas com login e senhas prejudicam vendas online

Empresas de e-commerce podem estar perdendo clientes por conta das configurações de login em seus sites. Foi isso que revelou um estudo realizado pela Auth0 com mais de 9 mil usuários e negócios em seis países. Segundo os participantes da pesquisa, ter apenas uma opção de autenticação desestimula o processo de compra online. Assim, 47% dos respondentes disseram preferir logins com autenticação multifatorial. Ou seja, quando são requisitados e-mail, senhas e ainda uma etapa extra, como a validação via código SMS. Ou seja, os clientes estão cada vez mais críticos quanto às configurações de segurança dos sites que realizam vendas online.

Porém, a simplicidade também não pode ser deixada de lado. Afinal, a pesquisa revelou que 44% dos usuários ainda preferem sistemas de login único para acesso a vários serviços. Além disso, o login biométrico (utilizando recursos como o Touch ID dos dispositivos Apple) e o login via redes sociais igualmente constam nas preferências.

Entre as características consideradas negativas pelos clientes, destaca-se o método de formulário. Ou seja, quando o usuário precisa preencher uma extensa ficha de cadastro ao fazer sua primeira compra no site. No total, 48% dos participantes do estudo disseram não gostar de preencher longas telas de dados. E 83% dos entrevistados afirmaram inclusive já ter desistido de realizar uma compra por conta desse tipo de formulário.

Aperfeiçoando a segurança nas vendas online

Se os clientes parecem ter bem claras as suas preferências, as empresas de e-commerce ainda não estão correspondendo às expectativas. Isso porque, conforme a pesquisa da Auth0, apenas 28% dos negócios digitais oferecem autenticação multifatorial. Já o login biométrico é ainda menos comum: está disponível em somente 21% dos sites.

Logo, fica nítido o caminho a ser traçado pelos empreendimentos. Trata-se de investir em proteção e facilidade de uso – inclusive oferecendo integração com recursos já existentes nos dispositivos dos usuários, como o Touch ID e o Apple Pay. Afinal, incorporar mais segurança e praticidade aos sistemas é essencial para quem quer ganhar competitividade e, claro, aumentar suas vendas online.

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Foto: iStock/tortoon

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